Colombus

Gestão Estratégica de marketing

Modalidade: Pós-graduação presencial
Carga horária: 420 hrs

Para que serve?

Para que serve?

Considerando a necessidade da formação pragmática de profissionais para atuação na realidade socioeconômica e política que circunda as organizações, o curso pode contribuir atendendo a essa reivindicação do mercado.

Antes

Para
quem?

O curso é destinado para profissionais nas áreas de comunicação social, marketing, merchandising, publicidade, comercial / negócios, empreendedores, varejo, serviços, advogados, financeiros e controladoria.

O que serei após o curso?

Você irá desenvolver habilidades e competências que possam atender o profissional no mercado de trabalho, tais como: senso crítico, visão estratégica, visão sistêmica, orientação para processos, trabalho em equipe, consciência ética, social e desenvolvimento pessoal, utilizando a metodologia do estudo de casos.

Antes

Conheça seu
coordenador

Graduado em Administração de Empresas pela FEI/ESAN – Pós-graduação em Administração Financeira pela FGV-SP e Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela UNITAU-SP, e, curso de extens...

Conheça seu
coordenador

Antes Lattes: em breve Email:

Carlos Armando Benedusi Luca

Graduado em Administração de Empresas pela FEI/ESAN – Pós-graduação em Administração Financeira pela FGV-SP e Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela UNITAU-SP, e, curso de extensão em Defesa Nacional ministrado pelo Ministério da Defesa. Professor universitário desde 2009 nas Faculdades INPG nos cursos de Administração de Empresas e Relações Internacionais e na Faculdade Vanguarda nos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Artigos publicados: 2015 – Revista DRd – Desenvolvimento Regional em Debate tema: Estudo da Concentração da Cadeia de Serviços no Município de Campos do Jordão – SP (140-179). 2017 UNISC – VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional tema: Turismo Rural como Fator Impactante da Dinâmica Territorial para o Desenvolvimento em São Bento do Sapucaí (BRASIL), a partir da referência Portugal. Trabalhou em empresas como, 3M Brasil, na Rodhia Indústria Químicas e Têxteis, na Ford Brasil no setor de planejamento de negócios, avaliação de projetos e investimentos; e por último, no Banco Itaú no setor de investimentos para Pessoa Jurídicas. Atualmente é Diretor da Columbus Treinamento e Desenvolvimento Profissional e Coordenador do curso de Pós-graduação Gestão Estratégica de Marketing.

Corpo
Docente

Sanmya Tajra

ler descrição

Duílio Fabbri Júnior

ler descrição

Joana Ramos Ribeiro, PhD

ler descrição

Rosana Giovanni Pires

ler descrição

Vilma da Silva Santos

ler descrição

Paulo Cesar Corrêa Lindgren

ler descrição

Jose Jaétis Rosário

ler descrição

Alice Pereira Prado

ler descrição

Corpo
Docente

Sanmya Tajra

Graduada em Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Piauí (1991). Fez Doutorado Sanduíche em Portugal durante o primeiro semestre de 2017na Universidade da Beira Interior sob a orientação do  Prof. Dr. Tessaleno Devezas, de acordo com o financiamento da CAPES através do Projeto no. 88881.062214/2014-01. Doutora em Planejamento Urbano e Regional na UNIVAP/SP. Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Pós Graduada em Planejamento Estratégico e Sistemas de Informações (PUCMG - 1994), Gestão Empresarial (FGV/RJ - 1999) e Gestão de Serviços de Saúde (Senac/SP - 2007). Ministra as disciplinas Novas Tecnologias na Pedagogia, Administração de Pequenas e Médias Empresas, Organização Sistemas e Métodos, Empreendedorismo, Planejamento Estratégico, Sistemas de Informações nos cursos de graduação de Rede de Computadores e Administração em instituições do Ensino Superior, em cursos de Pós-Graduação e de extensão em EAD. É proprietária da Tajra Tecnologias, empresa de consultoria com atividades na área de tecnologia educacional e organização empresarial, na qual desenvolve projetos de Formação de Professores, Mudança Organizacional, Programas de Qualidade, Sistema ISO, Planejamento Estratégico, BSC e em outras áreas relacionadas a área empresarial. É autora de vários livros na área de Tecnologia Educacional e de Gestão Empresarial, os quais são utilizados como referência bibliográfica em vários trabalhos de pós-graduação em todo o Brasil. Alguns livros são utilizados como indicação teórica em concursos públicos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3804389645860347

Duílio Fabbri Júnior

Jornalista pela PUC-Campinas, especialista e mestre pela Faculdade Cásper Líbero. Doutor pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio de pesquisa na Universidade de Toulouse, na França. Tem 30 anos de experiência profissional, principalmente em televisão e comunicação digital. Atuou por 26 anos em emissoras afiliadas da Rede Globo, onde foi gerente de jornalismo e responsável pela implantação de cinco praças regionais do portal G1. Consultor de empresas e órgãos públicos na área de marketing e comunicação. É professor-convidado na Escola de Extensão (Extecamp), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordenador dos cursos de Comunicação Social/Publicidade e Moda no Centro Universitário Salesiano (Unisal), em Americana (SP), além de professor no Centro Universitário Anchieta (UniAnchieta), em Jundiaí (SP). Tem livros e dezenas de textos publicados em revistas e anais de congressos, no Brasil e no Exterior, com passagens por universidades europeias, como a Universidade de Besançon (França), a Universidade de Bucareste (Romênia) e a Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). É autor, entre outros, do livro Transmídia Storytelling (Editora Senac, 2019).  

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7077279316581959

Joana Ramos Ribeiro, PhD

Joana Ramos Ribeiro é bacharel em Ciências da Administração (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com ênfase em produção. Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica (2008) pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Doutora em Engenharia Aeronáutica e Mecânica (2015) também pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Atualmente, participa do processo de implantação de um Centro de Inovação na UNITAU DIGITAL, é consultora de Data Science na Aeroconsult Ltda, leciona nas áreas quantitativas na ETEP Faculdades e INPG, professora parceira na pós-graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (CTE) do ITA no qual leciona e realiza pesquisa na área de prospecção tecnológica e gestão da inovação, escritora de livros didáticos para Fundação Bradesco e Iochpe. Experiência na área de Gestão Tecnológica e Inovação, onde trabalhou como pesquisadora no período de 7 anos no Observatório Tecnológico do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA), foi consultora do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE) no desenvolvimento de ferramenta para levantamento de tecnologia crítica e em Data Analysis na startup Petmondo e na CTE. Realizou o doutorado sanduíche na Universidade Beira Interior – Portugal. Também, possui experiência profissional na área de Logística e Supply Chains, onde trabalhou como analista sênior na empresa Alpargatas e coordenadora de logística no grupo Vivara.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9965604049825474

Rosana Giovanni Pires

Possui graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade de Taubaté (1989), graduação em Matemática pela Universidade de Taubaté (1999) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté (2001). Atualmente é professor assistente III da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Estatística e Matemática Aplicada. Membro da equipe de Educação a Distância da Universidade de Taubaté.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3727146143807685

Vilma da Silva Santos

Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional - Universidade de Taubaté, UNITAU, Taubaté, Brasil Título: O microcrédito como mecanismo de fomento para o desenvolvimento socioeconômico. Especialização em MBA Gerência Financeira e Controladoria. Universidade de Taubaté, UNITAU, Taubaté, Brasil Título: Gestão de operações estruturadas de crédito em uma cooperativa singular de crédito mútuo: o caso Cressem. Graduação em Bacharel em Ciências Econômicas. Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, São Jose Dos Campos, Brasil. Título: Cooperativismo de crédito mútuo: desafios e Potencialidades.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6496466088852231

Paulo Cesar Corrêa Lindgren

Engenheiro Mecânico, UNITAU, 1987 - Especialização em Gerência de Projetos e Programas, ITA, 1993 - Lean Lead Assessor - MIT Sloan School of Management, University of Michigan, USA, 1998 - MBA em Gerência da Produção e Tecnologia, UNITAU, 2001 - MBB pelo The 6 Sigma College - GE América Latina, 2002 - M.Sc. em Gestão e Desenvolvimento Regional / Gestão de Recursos Sócio-Produtivos, UNITAU, 2004 - Atuou na indústria aeronáutica por + de 15 anos (EMBRAER - Ensaios em Vôo, Eng. da Qualidade, Eng. de Contratos Internacionais, Gerência de Programas Boeing e Douglas, Coordenação de Parceiros no Prog. 170/190, Coordenação de Nacionalização)Implantou empresas norte-americana (Steelcase do Brasil – Gerente de Engenharia e Qualidade 96/98) e suíça (H&S AL – Gerente de Produção 99/00) - Atuou na Gerência de Programas / Assessoria de P&D, CTA, de 2002 a 2006 - Atuou na Estruturação da Eng. de Processos em indústrias de Autopeças de 2010 a 2012.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9403862014896118

Jose Jaétis Rosário

Engenheiro Aeronáutico pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1980), Especialização em Administração de Empresas com ênfase em Administração Mercadológica pela FGV-SP Fundação Getúlio Vargas - SP (curso com 675 horas aula - concluído em 1987) e Mestrado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas (2002). Desde 1998 venho atuando também como Professor Universitário em disciplinas de Marketing, Administração Mercadológica, Planejamento Estratégico, Projeto e Desenvolvimento de Negócios, Administração Geral e Liderança e Empreendedorismo em cursos de Graduação da UNIP (10 anos), UNIVAP (10 anos), IBTA (2 anos) e na FATEC São Jose dos Campos (desde 2006), nos Cursos de Transporte e Logística, Gestão da Produção Industrial e Aeronáutica da FATEC - São Jose dos Campos e Projetos e Estruturas Aeronáuticas (disciplina Liability - Direito Aeronáutico). Tenho vasta experiência profissional de mais de 20 anos em cargos de alta Gerência e Consultoria nas áreas de Administração, Planejamento Estratégico e Marketing em empresas do setor público (Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, Prefeituras Ribeirão Preto e São José dos Campos) e privado (EMBRAER, HELIBRAS, JP Industria Farmacêutica, Brandy Motor da Amazônia). Atualmente é Especialista em Regulação de Aviação Civil concursado da ANAC - Agencia Nacional de Aviação Civil. Atuei em minha formação original como Engenheiro Aeronáutico nas empresas Embraer (cerca de 15 anos), Comando da Aeronáutica (4 anos), Helibras (2 anos), concursado na ANAC como Especialista em Regulação de Aviação Civil, desde dezembro de 2007, onde atuou como Coordenador de Programas Aeronáuticos e de Profissionais Credenciados em Projeto, Fabricação e Aeronavegabilidade. Minha carreira foi alicerçada inicialmente na área técnica, e depois rumando para áreas de gestão e coordenação. Ao longo da caminhada descobri o prazer de lecionar como uma forma de interagir com aqueles que querem aprender para crescimento pessoal e profissional, e também foi a forma com que me obrigo a manter em nível de constante atualização técnica, mas sobretudo em novos conceitos e visões de gestão que vão surgindo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3722748744687441

Alice Pereira Prado

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Brasileira (FABRA) e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Especialização em Logística Empresarial pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG). Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Tem experiência profissional de 17 anos nos departamentos de logística e produção industrial de empresas multinacionais. Atua como professora do ensino superior dos cursos de Pedagogia, Economia, Logística, Administração e Contabilidade, além da atuação em cursos de pós-graduação a mais de 15 anos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6854061868934352

Matrículas abertas

fazer matrícula