Colombus

Relações Internacionais

Modalidade: Pós-graduação presencial
Carga horária: 420 hrs

Para que serve?

Para que serve?

A Especialização em Relações Internacionais e Diplomacia joga em quatro frentes ao mesmo tempo: de um lado, apresenta a gestão das relações internacionais no âmbito público, privado e no Terceiro Setor. De outro, qualifica os alunos para focarem no eixo econômico-comercial e integrativo da economia internacional, proporcionando a compreensão das Relações Econômicas Internacionais Contemporâneas. Assim como, aponta um estudo das questões políticas, geopolíticas, estratégicas, diplomáticas, jurídicas, sociais e éticas que envolvem as Relações Internacionais como um todo, além dos Estudos Regionais. E por último, os qualificam através de uma abordagem pragmática e prática da Comunicação, como lidar com o desafio de comunicar-se diante de um ambiente complexo, que é o das Redes Sociais. O aluno também será capacitado para estar em conexão com o mundo, ser mais estratégico e fazer frente às complexas demandas internacionais do século XXI.

Antes

Para
quem?

O curso traz benefícios para as mais diversas funções e está aberto para graduados em Relações Internacionais, Jornalismo, Economia, Administração, Direito, Engenharia e profissionais como gestores públicos e privados, militares e interessados na área internacional.

O que serei após o curso?

Autoridade na geopolítica contemporânea, você finalizará o curso conhecendo as origens, a história e a evolução do pensamento diplomático tanto no Brasil quanto internacionalmente. Você dominará as diversas linhas teóricas das Relações Internacionais, sabendo reconhecer quando cada uma delas se aplica na prática, desde o nível local até o global. Compreenderá os grandes fatos históricos internacionais a partir do contexto brasileiro, com repertório jurídico e econômico para achar as melhores soluções entre tratados, acordos, comércio e políticas de integração. A sua atuação estará versada no mundo contemporâneo, capaz de perceber novos desafios e de lidar com situações envolvendo ações terroristas, crises internacionais e conflitos interculturais e religiosos, com postura de liderança e capacidade técnica e comunicativa. Sabendo identificar algumas demandas, você estará apto a atuar em conjunto com o Estado, Organizações Não Governamentais e do Terceiro Setor.

Antes

Conheça seu
coordenador

Graduado em história pela UERJ (Universidade do Estado do Rio Janeiro) e mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense, têm cursos pela Universidade de Lieden (Holanda) ...

Conheça seu
coordenador

Antes Lattes: em breve Email: em breve

Marco Tulio Delgobbo Freitas

Graduado em história pela UERJ (Universidade do Estado do Rio Janeiro) e mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense, têm cursos pela Universidade de Lieden (Holanda) e São Francisco (EUA) sobre terrorismo e metodologia. Pesquisador e publicações na área de Estudos Estratégicos. Professor universitário há 15 anos. 

Corpo
Docente

Alexandre Gonçalves

ler descrição

César Campiani Maximiano

ler descrição

Paulo Ricardo Diniz Filho

ler descrição

Andreia Lopes Beppu

ler descrição

Tamiris Peireira dos Santos

ler descrição

Renato Prado Kloss

ler descrição

Rosemar Delpino

ler descrição

Walkiria Zambrzycki Dutra

ler descrição

Corpo
Docente

Alexandre Gonçalves

Mestre em Ciências Aeroespaciais pela Universidade da Força Aérea. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense. Egresso do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra. Professor da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica. Oficial do Magistério do Ensino Superior de Relações Internacionais da Força Aérea Brasileira. Foi Professor Convidado da Escola de Guerra Naval e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército no período de 2008 a 2012. Pesquisador do Grupo de Questões Humanitárias e Poder Aéreo, da Universidade da Força Aérea. Pesquisa nas áreas de Manobra de Crise Internacional e Política Externa, além de Estudos Estratégicos e Direito Internacional Humanitário.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3585409815588920

César Campiani Maximiano

Lecionou História Militar e Estratégia na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e História das Relações Internacionais na PUC-SP e trabalhou em diversos projetos de ensino de História Militar para as Forças Armadas, conduzidos pelo Núcleo de Política e Estratégia da Universidade de São Paulo. É autor, ainda, de Onde Estão Nossos Heróis (Santuário, 1995), Irmãos de Armas (Códex, 2005), The Brazilian Expeditionary Force 1943-45 (Osprey Publishing, 2011) e 120 Objetos que Contam a História do Brasil na Segunda Guerra Mundial (Panda Books, 2019), entre outros livros. Tem seus escritos sobre História Militar publicados nos Estados Unidos, França, Itália, Holanda e Reino Unido. Obteve seu doutorado em História na Universidade de São Paulo em 2005, analisando a experiência de combate dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0878805303985763

Paulo Ricardo Diniz Filho

Superintendente de Atração de Investimentos e Estímulo às Exportações (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais) 2009 – 2011 Diretor de Planejamento e Projetos de Habitação de Interesse Social (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana de Minas Gerais) 2007 – 2008 Diretor de Planejamento da Rede de Cidades (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana de Minas Gerais) Graduação em Administração Pública – Universidade Federal de Uberlândia Graduação em Relações Internacionais – PUC Minas Especialização em Gestão de Políticas Sociais – PUC Minas
Mestrado em Ciências Sociais (área de Políticas Públicas) – PUC Minas Doutorado em Ciências Sociais (área de Políticas Públicas) – PUC Minas Pós-doutorado em Administração Pública – Universidade Federal de Viçosa.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6161594458413069

Andreia Lopes Beppu

Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo- UNISAL(2003). Graduação em História pela Universidade de Taubaté -UNITAU. Especialização em Comércio Exterior com ênfase em Empreendedorismo pela Universidade Católica de Brasília- UCB (2006). Mestrado em Estudos Árabes pela FFLCH/USP (2009). Curso de Certificação em Finanças Islâmicas na AIMS (2012). Doutorado em História Econômica pela FFLCH/USP (2015). Pôs doutoramento em Historia Econômica pela USP onde estuda o processo de islamização da economia ne finanças. Como pesquisadora atua em três áreas: 1- Economia e Finanças Islâmicas. 2- Negociação intercultural, onde trabalha as diferentes culturas e suas formas de negociação. 3- As questões políticas e econômicas do Oriente Médio. Possui experiência profissional tanto em empresa privada na área de exportação de rodas como na área de exportação e importação de equipamentos científicos. Foco na área finanças islâmicas onde trabalha no estudo da implantação das finanças islâmicas no mercado nacional para expansão da B3 e conquista do capital advindos do mundo islâmico.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0401561691640456

Tamiris Peireira dos Santos

Pós-doutoranda e Doutora em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharela em Relações Internacionais pela Unibero. Mestre em Ciências para Integração da América Latina pelo Prolam/ USP, na área de concentração Práticas Políticas e Relações Internacionais. Fez pesquisa de campo em 2016 no King’s College London e no JSCSC (Doutorado-sanduíche) e foi sócia-estudante do IISS até 2017. Trabalhou na Johnson & Johnson (Medical), na área de Education no projeto com a Fundação AO, como Assistente de Operações Regionais LATAM até 2018. Fez parte da equipe de Global Support da Wework até 2020 e atuou como Webtutora na Faculdade FAEL (cursos de Economia, Gestão, Agronegócios, Comércio Exterior e Marketing) até 2019. Atualmente é pesquisadora associada ao GEESI/UFPB e ao GETED/UNESP e atua no projeto PROCAD-Defesa Astros 2020.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0700582545378095

Renato Prado Kloss

Mestre em Estudos Estratégicos pela Universidade de Reading no Reino Unido e Bacharel em Relações Internacionais pelo IBMEC-MG. Pesquisa na área de Teoria Estratégica com foco na estratégia naval. Especialidade em Teoria das Relações Internacionais e História das Relações Internacionais. Atuação na promoção do empreendedorismo e inovação como ferramenta educacional; estruturação e coordenação de hubs de empreendedorismo junto da promoção de capacitações e soft skills. Coordenação de Empresas Juniores, assistência em sua criação e desenvolvimento.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9587459561591071

Rosemar Delpino

Mestre em Educação de Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica, especialização em Gestão Empresarial e formação em Ciências Econômicas. Coaching em Finanças Pessoais. Avaliadora do Ministério da Educação. Professora de Economia e profissional liberal em gestão organizacional. Profissional com mais de 20 anos de experiência em planejamento estratégico em organizações educacionais. Forte conhecimento em gerenciamento de equipes no âmbito administrativo e acadêmico com foco em resultados.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0692758019547409

Walkiria Zambrzycki Dutra

Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Entre 2018 e 2019, foi bolsista de pós-doutorado do Instituto da Democracia e Democratização da Comunicação (UFMG). Tem experiência docente nas áreas de Administração Pública, Economia e Relações Internacionais. Foi gestora pública na área de Segurança Pública, pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), em 2019, e na área de Política Urbana, pela Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, no Governo do Estado de Minas Gerais (SEDRU-MG), de 2010 a 2012. Ainda na Segurança Pública, também atuou, em 2018, como pesquisadora no Centro de Estudos de Segurança Pública e Cidadania (CEsEC), e em 2016, foi Consultora pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FPSB) no Ministério da Justiça (MJ). Também tem experiência profissional na área de Defesa. Em 2013, foi consultora no Consulado-Geral da Rússia no Rio de Janeiro. Atualmente, é gestora pública na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE-MG), é editora da revista Federal Governance (FG), membro do Conselho de Redação da Revista Ibero-Americana de Estudos Legislativos (RIEL), pesquisadora do Laboratório de Gestão de Políticas Penais (LabGEPEN), da Universidade de Brasília (UNB), e integrante do Grupo de Pesquisa sobre Partidos, Eleições e Representação (GPPER), do IESP-UERJ.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1234590805022946

Matrículas abertas

fazer matrícula